A gastronomia que o Rio oferece a seus visitantes uma das mais variadas e criativas do Brasil, e se alia a lugares bem charmosos, como prédios históricos, casarões antigos e hotéis com vista para o mar.

No setor mais sofisticados há excelentes restaurantes, franceses, da cozinha mais tradicional à nouvelle cuisine, japoneses, italianos. Há restaurantes com as melhores receitas brasileiras, de frutos do mar, espanhóis e portugueses, de receitas exóticas, bistrôs com cardápio requintado mas também artesanal e os restaurantes dos cinco estrelas da cidade.

Se seu paladar pedir tradição, não há como escapar da deliciosa feijoada, servida nos hotéis e outros restaurantes, geralmente aos sábados, das churrascarias rodízio e dos famosos botequins cariocas, que têm petiscos e pratos deliciosos.

Restaurantes menos sofisticados, mas com receitas exclusivas e endereços que viraram point de cariocas também estão espalhados pela cidade. Algumas regiões até se tornaram redutos gastronômicos famosos, como os bairros de Ipanema, Leblon e Jardim Botânico e até outros mais distantes da zona sul como Vargem Grande, ao lado da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes.