O Rio de Janeiro é um Estado privilegiado em vários aspectos. Para começar, possui uma geografia bastante variada, onde se escondem verdadeiros paraísos – tanto à beira mar quanto no alto de suas serras. Além disso, é um dos mais industrializados do Brasil; gerando disputa entre as dezenas de empresas estrangeiras que almejam implantar suas fábricas no Estado brasileiro detentor do título de maior produtor de petróleo do País.

O Estado do Rio de Janeiro está situado na Região Sudeste do Brasil, ocupando uma área de 43.635 quilômetros quadrados. É aquele cuja capital foi carinhosamente apelidada de “Cidade Maravilhosa”. Outrora capital federal, a cidade do Rio de Janeiro é o destino brasileiro mais conhecido no exterior.

Entre as numerosas atrações espalhadas pelo interior do Estado encontram-se balneários e estâncias serranas. Já as cidades litorâneas recebem grande número de visitantes durante os finais de semana e o verão, que acontece entre os meses de dezembro e março; todos em busca das belas praias e boas ondas que as águas desse Estado oferecem em abundância.

Seguindo a costa fluminense passamos pelas deliciosas praias de municípios como Parati, Angra dos Reis, Niterói, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Rio das Ostras e Macaé.

Pegando o rumo do interior do Estado é possível encontrar ainda aconchegantes chácaras e fazendas quando permeamos a Serra do Mar, como Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo; e no maciço de Itatiaia conta também com Penedo, Itatiaia e Visconde de Mauá.

No entanto, a cidade do Rio de Janeiro é o principal centro turístico do Estado e do Brasil. Alguns de seus mais famosos pontos de visitação, como o Pão de Açúcar e o Corcovado – de onde o Cristo Redentor abençoa a cidade –, transformaram-se em símbolos do País mundo afora. Outros locais que chamam bastante atenção dos turistas são os Parques Florestais, como o da Pedra Branca e o da Tijuca – as duas maiores áreas verdes urbanas do mundo –; as ilhas da Baía de Guanabara, as igrejas, os centros esportivos, as quadras das escolas de samba, entre muitos outros.

Mas os destaques ficam mesmo por conta das praias fluminenses, que além de proporcionar deliciosos banhos, são famosas pelas boas formações de ondas, atraindo numerosos praticantes de surfe de todas as partes do País e do mundo. Na cidade do Rio de Janeiro, as melhores ondas estão nas praias do Arpoador, na Barra-Meio, na Macumba-Pontal, na Prainha e na Grumari.