Ipanema - É, sem dúvida, um famoso ponto de encontro do Rio de Janeiro e uma das praias mais famosas da cidade. Tem quadras de futevólei, equipamentos de ginástica e, a cada posto de salvamento, há sanitários e chuveiros para os banhistas que querem tirar o sal do corpo. É palco de eventos como o Campeonato Mundial de Vólei de Praia.

Copacabana - Repleta de bares, é muito procurada para tomar uma cerveja ao final de tarde. A larga faixa de areia estende-se da Avenida Princesa Isabel até ao forte de Copacabana. É em Copacabana que acontece uma das mais famosas festas de Réveillon do País, com espectáculos pirotécnicos e musicais gratuitos.

Leblon - Praia tranquila, com boa estrutura para prática de desporto e uma ciclovia. Tem 1,3 km de extensão e está separada de Ipanema pelo Jardim de Alá – canal que liga a lagoa Rodrigo de Freitas ao mar.

Prainha - Praia pequena e com ondas fortes, é uma das preferidas dos surfistas. Os morros à sua volta ainda são cobertos pela rica Mata Atlântica.

Grumari - Área de preservação ambiental cheia de costões e com mar muito forte. O canto esquerdo de Grumari é conhecido como Abricó.

Arpoador - Fica entre o Forte de Copacabana e a Rua Francisco Otaviano com a Avenida Vieira Souto. É famosa pela pedra que invade o mar, separando a Praia de Copacabana e do Diabo das praias de Ipanema e do Leblon. Lá de cima, pode apreciar uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro, com o morro Dois Irmãos ao fundo. É muito procurada pelos praticantes de surf.

Pepino - Com ondas fortes, a Praia do Pepino é local de pouso das Asas Deltas que decolam da Pedra da Gávea.

Barra da Guaratiba - Urbanizada, vai do trecho do litoral, perto da Restinga da Marambaia. De lá, saem trilhas que levam a praias desertas, como as do Inferno, Perigoso e do Meio.

Barra da Tijuca - Longa e urbanizada, tem ondas fortes com alguns trechos perigosos e desaconselháveis para banhos. Muito procurada para a prática do surf.

Pepe - Trecho da praia da Barra da Tijuca em frente à Rua Noel Nutels, muito frequentada por jovens. O nome presta homenagem ao campeão de voo livre Pedro Paulo Carneiro Lopes, o Pepê – morto num acidente em 1991.

Botafogo - Praia urbana, mas muito poluída. Proporciona uma linda vista do Corcovado e do Pão de Açúcar.

Flamengo - Tem mar calmo, mas também é poluída. A paisagem inclui barcos da Marina da Glória.