Situada próximo a Travessa do Comércio, a construção foi inaugurada em 1750. A total remodelação ocorrida entre 1862 e 1872, preservou pouco da sua versão original. A fachada asumiu um estilo neoclássico, com a abertura dos três arcos e a fixação de um frontão triangular, tendo por trás a torre sineira centralizada.

O átrio é fechado com grades de ferro. O belíssimo medalhão de mármore do século XVIII, com a imagem da coroação da Virgem, encontra-se bem visível abaixo da torre. A planta da igreja é uma combinação do oval de nave, coberta por cúpula e lanterna, com a forma retangular tradicional da capela -mor. A sua concepção arquitetônica, com espaço curvilíneo, assemelha-se à da Igreja de N. S. da Glória do Outeiro. A obra de talha interna foi executada por Mestre Antônio de Pádua e Castro e é de autoria de Antônio Alves Meira.

O interior é em barroco tardio, e no arco cruzeiro, permanecem detalhes da decoração anterior, em estilo rococó. O teto da capela-mor com pinturas de boa qualidade, apresenta nas paredes quatro painéis com histórias da Virgem.

La costruzione è stato inaugurato in 1750. Il ripristino completo che ha avvenuto fra 1862 e 1872 conservato poco della versione originale. Stile neoclassico con l'apertura di tre archi e le pitture sul soffitto sono ancora in buona qualità.

The design of the church is a combination of oval nave, topped by dome and lantern, with the traditional rectangular chancel shape. The facade took a neoclassical style, with the opening of three arches and the setting of a triangular pediment, and behind the central bell tower. The atrium is enclosed with iron railings.