O museu ocupa duas salas de um prédio histórico que abrigou de 1702 a 1905 a residência do bispo do Rio de Janeiro recebendo o nome de Palácio Episcopal da Conceição e adquirido da Mitra pelo Ministério da Guerra em 1923. Lá estão à mostra, mapas, fotografias e instrumentos utilizados em levantamentos topográficos tais como: bússolas, lunetas, teodolitos que compõem a evolução da cartografia no Brasil. Por ser o berço da cartografia, o exército possui documentos históricos do maior interesse com destaque para um raríssimo mapa do Brasil do século XVIII. São apenas dois exemplares no mundo, esse e outro que se encontram guardados no Torre do Tombo de Lisboa, Portugal. Outro ponto de visita é a Biblioteca instalada no local da antiga capela do Palácio Episcopal.

Questo museo si trova in due stanze in un palazzo storico che un tempo era (1702-1905), la residenza del Vescovo di Rio de Janeiro. Conosciuto come il Palacio Episcopal da Conceição è stata acquisita dalla Chiesa da parte del Ministero della Guerra nel 1923. Mappe, fotografie e strumenti utilizzati in rilievi topografici sono tutti in mostra qui, tra cui: bussole, telescopi e teodoliti che ritraggono lo sviluppo della cartografia in Brasile. L'esercito ha molte affascinanti documenti storici, in particolare una mappa estremamente rara di Brasile, risalente al XVIII secolo. Uno degli unici due esemplari in tutto il mondo, l'altro è conservato presso la Torre della Tomba a Lisbona, Portogallo.

This museum is located in two rooms in a historic mansion that was once (1702 - 1905) the residence of the Bishop of Rio de Janeiro. Known as the Palácio Episcopal da Conceição it was acquired from the Church by the War Ministry in 1923. Maps, photographs and instruments used in topographic surveys are all on display here, including: compasses, telescopes and theodolites which portray the development of cartography in Brazil. As the cradle of this art, the Army has many fascinating historical documents, particularly an extremely rare map of Brazil dating back to the XVIII century. One of only two copies anywhere in the world, the other is kept at the Tower of the Tomb in Lisbon, Portugal.